Você já se perguntou sobre o que pode fazer para mudar a realidade em que vive? A gente já. E para dar forma aos nossos sonhos, iniciamos um trabalho sério e dedicado ao desenvolvimento sustentável por meio das atividades executadas pelo Instituto Purunã.

Localizados em São Luiz do Purunã, um distrito do município de Balsa Nova, realizamos ações junto à comunidade local para promover a transformação social. Com metodologias convergentes aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), estimulamos a população e colaboramos com o desenvolvimento do território.

Buscamos sensibilizar a comunidade sobre a riqueza de São Luiz do Purunã, contribuir para que os jovens vejam futuro e perspectiva de vida que inclua o distrito, atrair novos empreendedores de turismo e tornar nosso território um centro de referência em ecoturismo.

Desde que iniciamos as atividades em 2016, focamos nossas ações em prol do Fortalecimento da Gestão Pública, a partir dos projetos Formando Multiplicadores, Educando, Visite Purunã, Rotas do Purunã e Museu Digital, estimulamos o Empoderamento dos Jovens, por meio do projeto Crê-SER, além de buscarmos a Valorização do Empreendedor.

Formando Multiplicadores

Entendemos que a prática de atividades que motivam os bons exemplos é uma forma de conquistar pessoas que não apenas acreditam nas mesmas coisas que nós, como também é uma estratégia para alcançarmos ainda mais indivíduos que vistam a camisa da nossa causa. Por isso, através da formação de educadores, atuamos junto à Gestão Pública, fomentando a sensibilização para a conservação da natureza, lutando contra o trabalho infantil e estimulando a redução e gestão dos resíduos em nosso território. Além de instrumentalizar os educadores de como trabalhar esses temas em sala de aula de maneira transversal.

Essas práticas estão alinhadas com os ODS para a promoção de um modelo de crescimento econômico mais inclusivo e sustentável. Com isso, visamos o fortalecimento das ações e estratégias que podemos adotar para o desenvolvimento local.

Educando

Em parceria com a Parabolé Educação e Cultura, desenvolvemos o projeto com alunos do pré ao 5o ano, com objetivo de contribuir para uma formação integral (indivíduo em sua integralidade) e tornar a escola um ambiente mais atrativo por meio de atividades lúdicas, nas quais temas como meio ambiente, cidadania e cultura são trabalhados de forma transversal.

  • Oficina Narrativas

Através da contação de histórias e atividades lúdicas pensadas para crianças, buscamos ampliar o repertório oral dos participantes, estimular o domínio expressivo em diferentes linguagens corporais e desenvolver o gosto pelo contar histórias.

  • Oficina Circo

Buscamos promover o aguçamento do controle emocional em diversas situações, o aumento do equilíbrio corporal e da percepção sensório motora, a integração do aluno as atividades em grupo, reduzindo os conflitos entre os participantes e o conhecimento sobre a cultura circense.

  • Oficina Cultura Gaúcha

Por meio de brincadeiras, lendas, danças, músicas e jogos ligados à tradição gaúcha, almejamos estabelecer conexões entre os conteúdos da oficina e a realidade cultural de São Luiz do Purunã que remete ao tropeirismo.

Nossa proposta é assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, além de promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida.

Crê-SER

Percebemos a necessidade de incentivar os jovens a se desenvolverem e se reconhecerem como partes importantes de São Luiz do Purunã. A partir da viabilização de oportunidades e preparação para a rotina do mercado profissional, queremos dar recursos para que esses adolescentes vislumbrem seus futuros e desenvolvimento pessoal alinhados com o crescimento do nosso distrito.

Junto com nosso parceiro da Gente de Bem agimos em três frentes:

  • Desenvolvimento pessoal

Para capacitar os jovens em suas relações com outras pessoas no dia a dia, trabalhamos: projeto de vida, afetividade e autoestima, qualidade de vida, inteligência emocional, processos de comunicação e relacionamentos.

  • Desenvolvimento profissional

Ensinamentos sobre a relação entre trabalho x profissão, informática básica, princípios administrativos, orientação vocacional e criação, planejamento e execução de uma empresa, entre outras capacitações técnicas para lhes dar mais possibilidades de atuação no mercado de trabalho.

  • Cidadania e sustentabilidade

São trabalhados os temas: ética e cidadania, direitos e deveres, crises socioambientais, empatia e ações sociais, para que o jovem se perceba como cidadão corresponsável pelo sistema em que vive.

Uma das metas dos ODS é que até 2030 possamos empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, ou condição econômica. Por vermos nos jovens o futuro da nossa sociedade, buscamos capacitá-los para que eles estimulem o crescimento e desenvolvimento de São Luiz do Purunã. Queremos tornar os hábitos do nosso dia a dia mais humanos, inclusivos e sustentáveis.

Valorização da região

Acreditar em São Luiz do Purunã é o primeiro passo para fazer com que o território se desenvolva e, para que isso aconteça, buscamos alternativas que promovam o conhecimento e reconhecimento das riquezas.

  • Visite Purunã

É um website de turismo no qual divulgamos opções gastronômicas, de lazer, hospedagem, agenda de eventos, além de contar um pouco da história da região.

  • Rotas do Purunã

Consiste em um projeto de cicloturismo, com circuitos definidos e sinalizados para quem deseja se aventurar em meio a um cenários histórico e tranquilo. A geografia da região permite que a prática do cicloturismo seja realizado tanto por atletas experientes, quanto para iniciantes que anseiam apenas por um passeio diferente em duas rodas.

Atrair olhares externos ao que temos a oferecer é uma estratégia para impulsionar a economia local para que, com isso, possamos investir ainda mais em oportunidades e melhorias que contribuam para o desenvolvimento do distrito. O Instituto Purunã quer ser parte de uma sociedade protagonista, a fim de promover o desenvolvimento sustentável por meio do empreendedorismo para a transformação social.

Foto: Daniel Snege