Balsa Nova é um município paranaense localizado no primeiro e segundo planalto do estado. Começou a se desenvolver a partir do século XVIII, no momento em que os campos localizados na serra de Balsa Nova foram escolhidos como espaço para invernagem de tropas tropeiras que viajavam pela região. No início, as travessias pelo rio eram realizadas em canoas, até que foram substituídas por uma balsa, que mais tarde deu nome à cidade de Balsa Nova.

Atualmente, a cidade possui inúmeras opções para ecoturismo e lazer, devido às belezas naturais, valorização da região e práticas de consumo sustentável que beneficiam não apenas a população, como o ambiente local. Desde as opções voltadas para o cicloturismo, até as cavalgadas e passeios pelos campos, a tradição de nossa comunidade está presente e enriquecendo a experiência de viver e visitar Balsa Nova e o distrito de São Luiz do Purunã.

As belezas naturais de São Luiz do Purunã

Distrito de Balsa Nova, município da Região Metropolitana de Curitiba, São Luiz do Purunã fica a aproximadamente 45 quilômetros da capital paranaense. Conhecida por sua beleza natural, vastos horizontes e paisagens lindíssimas, o portal de entrada dos Campos Gerais do Paraná guarda cartões postais singulares, que podem ser desfrutados por cavalgadas ou caminhadas entre os campos, seja nos dias quentes do verão ou nas noites frias do inverno.

De grande importância para o cenário histórico do Paraná, São Luiz do Purunã faz parte da Rota dos Tropeiros, uma antiga passagem proveniente do Caminho das Tropas que funcionava como um distinto corredor por onde passavam grupos levando produtos para serem comercializados em locais distantes.

A história dos tropeiros

O passado de um povo reflete muito de sua história e cultura. A partir das tradições e eventos importantes, podemos compreender como era a forma de vida dos nossos antepassados, seus hábitos e costumes que faziam parte do dia a dia em sociedade.

A Rota dos Tropeiros foi construída por esse grupo de viajantes, no momento em que passavam pela região, em seu caminho para Sorocaba. A miscigenação de culturas e tradições resultou na troca de experiências e hábitos que permanecem na cultura de São Luiz do Purunã até os dias de hoje. A Rota dos Tropeiros não é apenas um caminho que corta a região: ela é também uma parte viva da história e da memória do povo brasileiro, representado pelo seu patrimônio riquíssimo.

O Tropeirismo no Brasil surgiu por volta de 1730, a partir do comércio de animais no sul do país. Saídas do Rio Grande do Sul, as tropas passavam pelo Paraná e permaneciam por algum tempo na região, desfrutando das riquezas naturais do nosso estado. O percurso entre o sul e sudeste brasileiro ficou conhecido como Caminho das Tropas e, mais tarde, no Paraná tornou-se a ‘”Rota dos Tropeiros”.

A Rota dos Tropeiros

A Rota dos Tropeiros é um roteiro turístico implementado recentemente no Paraná, que envolve dezesseis municípios em seu trajeto, incluindo Balsa Nova e o distrito de São Luiz do Purunã. Historicamente, este é o caminho de ligação entre os produtores de muares no sul do Brasil e a região sudeste a partir do século XVIII, quando então começou o ciclo do ouro em Minas Gerais.

Este caminho é rico em história e muitos municípios apresentam, ainda hoje, as marcas deste período como casas coloniais e a cultura própria do tropeirismo. Uma importante característica deste caminho é a definição de seu traçado, pois as circunstâncias necessárias para o transporte dos animais (pasto, topografia suave) foram os fatores que determinaram a passagem pelos chamados Campos Gerais no Paraná. Em outras palavras, o caminho das tropas foi traçado naturalmente, não sendo um produto turístico criado artificialmente.

O projeto turístico foi idealizado em 1997 e implementado oficialmente a partir de maio de 2003, numa parceria entre a Secretaria de Estado do Turismo, o Sebrae-PR e a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). Esta região especial oferece ao visitante vários atrativos geoturísticos, tanto como paisagem, quanto geomonumentos (afloramentos rochosos), sítios paleontológicos e história da mineração.

Para aqueles que desejam fugir da correria do dia a dia, aliviar o estresse e renovar as energias, o ideal é entrar em contato com a natureza, seja por contemplação de imagens deslumbrantes, interação com a fauna e flora e da tranqüilidade proporcionada por elas, ou ainda por meio de muita diversão e adrenalina.

A Rota dos Tropeiros tem cenários de tirar o fôlego de qualquer um, oferecendo inúmeras possibilidades de descanso e lazer e ainda para a prática de esportes como o cicloturismo e mountain bike, trilhas e cavalgadas. Venha conhecer nossas belezas naturais e prestigiar a cultura de uma sociedade que valoriza a tradição e mantém vivos os costumes dos seus antepassados, na busca pelo crescimento local!