O QUE É ROTINA E POR QUE ELA É IMPORTANTE?

A rotina gira em torno do planejamento e da organização, elementos esses que são essenciais para a criança, tanto para o aprendizado formal quanto para a interação e convivência com as pessoas. Para aprendermos algo, seja na escola ou em outros lugares do cotidiano, além desses elementos, outros são de similar importância, como: noção de tempo, memória, flexibilidade, persistência e o controle inibitório (habilidade de inibir respostas competitivas).

A ROTINA É IMPORTANTE?

Extremamente! Em todas as fases da nossa vida, mas na infância é ainda mais essencial. Isso porque, nessa fase, são estabelecidos os hábitos que se refletem em toda a vida do indivíduo. É muito importante que a criança seja auxiliada a traçar rotinas e estratégias de organização e segui-las, é claro, de acordo com cada família e com cada realidade. Essa prática influenciará positivamente na formação social da criança, na sua capacidade de autonomia e de responsabilização.

PARA MANTER A ROTINA É PRECISO DISCIPLINA E AUTORIDADE (NÃO AUTORITARISMO!)

Primeiramente devemos entender a diferença entre autoridade e
autoritarismo. Dois termos parecidos mas com significados diferentes. A autoridade vem da disciplina positiva, da liderança e da comunicação assertiva com a criança, onde o adulto expressa e demonstra o que é necessário que a criança aprenda, o comportamento desejado. Já no autoritarismo o adulto sempre tem a mesma atitude toda vez que há o comportamento indesejado; é um ciclo de repetição. Não tem efeito e resultado, pois a criança irá atendê-lo apenas no momento, por medo, e o comportamento irá se repetir gerando stress e conflitos.

Para haver disciplina devemos exercitar a autoridade, intensificando o reforço positivo, não enfatizando erros e considerando todo o esforço da criança em fazer o seu melhor.

DICAS E ESTRATÉGIAS

O estímulo deve acontecer desde muito cedo, permitindo que a criança seja protagonista dos processos, através da rotina e de ferramentas que estimulem a memória, atenção, planejamento, autonomia, segurança e estabilidade emocional.

Alguns recursos podem ser úteis para a construção de cronograma de incentivo à rotina e organização:

Para que a rotina tenha um significado e seja eficaz, a criança deve participar do processo de construção, através de desenhos, escrita (caso já seja alfabetizada), pintura, recorte. Dessa forma a criança se sente PERTENCENTE a esse processo; caso contrário, é apenas uma imposição do adulto, a qual não terá efetividade.

Os objetivos devem ser definidos com as crianças, dentro das possibilidades e maturidade da sua faixa etária. É muito importante respeitarmos o tempo de cada criança, e cobrarmos de acordo com sua maturidade.

Situe a criança sobre os locais das ações combinadas, como na escola, em casa, períodos de estudo, refeições, etc.

Todos os objetivos/tarefas devem ser listados de modo que fiquem esteticamente atraente e de fácil visualização para a criança. Assim, o cérebro consegue entender melhor a mensagem através do canal visual;

A participação dos responsáveis é fundamental, como mediadores e modelo para as criança. Portanto é necessário que se mantenha bons hábitos para que ela se espelhe positivamente, facilitando a prática e a manutenção desta ferramenta. Não adianta restringirmos, por exemplo, o tempo de uso do celular dos nossos filhos, se não fazemos o mesmo! Lembrem-se: nós somos o espelho e atitudes valem mais do que palavras;

A rotina serve como base para que a criança possa construir gradativamente a noção de tempo. No entanto, caso ela ainda não tenha essa noção estabelecida, as atividades podem ser formuladas por períodos (manhã, tarde e noite ou dia e noite). Assim o pequeno (a) pode situar-se melhor diante da programação;

O cronograma de incentivo à rotina e organização deve ser acompanhado com frequência, para que possam ser incluídas novas metas e prioridades no cotidiano da criança;

A rotina serve como um modelo, pois a partir dela serão criadas novas formas de aprendizagens positivas e organização de experiências permitindo maior integração em níveis sociais, cognitivos e psicológicos, auxiliando no desenvolvimento da confiança, segurança, autonomia, redução da ansiedade por conta da previsibilidade desse recurso, redução de conflitos visto que a rotina ambienta melhor as regras e combinados…;

É preciso incorporar na rotina momentos que sejam livres para brincar, para que a criança possa envolver-se em ludicidade e criatividade. Isso é fundamental para o desenvolvimento saudável;

As ações familiares tornam-se reflexo no desempenho escolar, assim como as ações da escola tornam-se mais significativas quando valorizadas e reforçadas pela família;

Também é válido mostrar para a criança propostas de melhor uso do tempo, buscando planejar certas ações com antecedência como por exemplo: a roupa que poderá usar no dia seguinte, verificar a agenda, separar o material escolar…;

Incluso ao cronograma de rotina pode-se criar estratégias de motivação para valorizar os comportamentos e ações positivas, por meio de atitudes afetuosas, elogios e combinados de recompensas singelas sem o uso de barganha, tais como: estrelinhas, carinha feliz, passeios em família, medalha de sucesso, certificados do bom comportamento, potinho da recompensa…entre vários exemplos reforçadores que podem ser antecipadamente conversados com a criança.

Através dessas dicas e do incentivo da auto responsabilidade haverá grande sucesso no estabelecimento de uma rotina saudável e, com isso, um ótimo convívio entre pais e filhos.

Agora é a sua vez, que tal iniciar o planejamento de uma rotina com sua criança?! Disponibilizamos uma tabela para você imprimir e organizar a rotina da sua criança, basta preencher com as atividades diárias, ex: café da manhã, banho, estudos. 😀

E, com tantas mudanças repentinas, algumas crianças apresentam dificuldades de processar suas emoções e isso acaba refletindo em birra, medo, insegurança, ansiedade… Comportamentos que são reflexos causadas por essas mudanças e adaptações. No artigo Acolhendo as Emoções a psicopedagoga Joyce nos ensina algumas estratégias para ajudarmos as crianças a compreender e a administrar suas emoções!

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Escrito por Joyce Mendes, psicopedagoga clínica e institucional e neuropsicopedagoga.